sexta-feira, 15 de março de 2019

O CINEMA EM ITARARÉ



           Na última semana foi interpelado pelo José Américo sobre a verdadeira data em que se fechou o cine Itararé. Debrucei-me na pesquisa de como o cinema participou da história da nossa cidade.
             Em 03 de janeiro de 1914 tivemos nossa primeira sala de cinema, com a inauguração do Cine Teatro São Pedro aos fundos da antiga Igreja Matriz por iniciativa de Leôncio Pimentel. Neste cinema foi exibido o primeiro filme sonoro "Passaporte Amarelo" . Durou pouco mais de 15 anos e em 1930 falido deu lugar a uma algodoeira.
        O segundo cinema da cidade foi o Cine Teatro Central instalado na Rua General Carneiro (atual Rua XV de novembro) pelo maestro José Melillo que com sua orquestra acompanhava a projeção dos filmes mudos gerando emprego para seus músicos.
Tempos depois Eugênio Dias Tatit comprou o cinema, mudou para a Rua Newton Prado com o nome de Cine Teatro São José.
            Finalmente no dia 12 de junho de 1955, no auge do cinema, Antonio Colturato Junior, Jurandir Pimentel e Sergio Augusto Viana, constrói uma sala moderna de cinema na Rua São Pedro, imitando um cinema de Londrina e inauguram o Cine Itararé.
Em 1960 o Cine Itararé arrenda o Cine São José e assumem o monopólio na cidade.
         O Cine São Jose fecha as portas no ano de 1979 e o Cine Itararé é arrendado ao empresário João Blóes que já explorava uma rede de cinemas na região de Capão Bonito.
No dia 1º de maio de 1984, o Cine Itararé exibe o filme de Sergio Reis, o Filho Adotivo e retira a cortina verde, desativa o maquinário de projeção e encerra a história do Cine Itararé e do cinema em Itararé.   

2 comentários:

  1. E,hoje, os jecas têm no lugar uma igreja neopentecostal. Pra que cultura, não é mesmo? Que tempos! Que costumes!

    ResponderExcluir
  2. Uia, isso tem a ver com o netflix? Aquele cinema tinha as balinha importadas.

    ResponderExcluir