quinta-feira, 28 de março de 2019

LEI PROÍBE SOLTAR FOGOS DE ARTIFÍCIO BARULHENTOS NA CIDADE


Seguindo exemplo de diversos municípios, como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Itu e também de outros Estados, como da cidade de Lages (SC), a Câmara aprovou na sessão de segunda-feira (25/03) projeto de lei proposto por todos os vereadores que proíbe utilização, queima e soltura de fogos de artifício de efeito sonoro ruidoso.
A proibição vale para recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados, em todo o município.
Os fogos luminosos, apenas com efeito visual, continuam permitidos, assim como aqueles que produzem barulho de baixa intensidade.
Em caso de descumprimento da lei o infrator pagará multa de R$ 1 mil, que dobrará em caso de reincidência.
Na justificativa do projeto os vereadores destacam que fogos com estampido são nocivos aos seres humanos, especialmente para autistas, bebês e idosos. Há riscos também no manuseio, podendo causar queimaduras, perda de audição, amputação de membros superiores, entre outras consequências.
Acidentes com fogos de artifício levaram à internação hospitalar mais de 5 mil pessoas no Brasil, entre 2008 e 2017, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina.
Os animais, especialmente cães e gatos, são brutalmente afetados, por ter maior sensibilidade auditiva, ocorrendo traumas com convulsões que causam extremo sofrimento, podendo até mesmo levar à morte.
O projeto destaca que a evolução da sociedade passa pela convivência entre as pessoas, e que devemos evitar ações que prejudiquem o próximo.

A lei segue agora para sanção do Executivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário