sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

ESTÁ ABERTA A INDÚSTRIA DAS ENQUETES VISANDO A SEDUÇÃO DO ELEITOR



Este ano, sendo ano de eleições municipais, tem como característica, as mais diversas manobras de buscar convencer o eleitor para o voto neste ou naquele candidato.
Grande parte deste movimento nasce no seio da imprensa comprometida (Aquela que detém a conta financeira do político) ou dos cabos eleitorais mais atrevidos.
A “enquete” diferente da “pesquisa”, não tem compromisso cientifico na sua amostragem e nem necessita provar seu métodos, aliás, nem de métodos precisa. É uma mera especulação.
Porém se bem divulgada, ela tem o poder de impressionar o eleitor e conduzi-lo ao erro.
Geralmente realizada pela internet com absoluto descontrole dos votos, onde uma mesma pessoa pode opinar dezenas de vezes, ou acionar um fã clube ao nome do político e, ou, com a distribuição de papeizinhos em bares ou reuniões sociais, dando a este procedimento especulativo, um mérito aparente de legalidade.
Mal começou o ano e a primeira enquete já foi divulgada.
Nela, o atual prefeito Heliton explodiu com quase metade dos resultados. Surgem outros seis nomes pontuados, quatro deles com apenas um digito e os outros dois candidatos já pré oficializados aparecem, um com a metade do prefeito e outro com 2%.
Considerando a tendência do eleitorado em não “reeleger” mais ninguém e a forte rejeição aos detentores de cargos eletivos no momento, a tal enquete não repercutiu e nem convenceu ninguém.
Mas, elas vão continuar, se multiplicar, chegando aos limites da insensatez.
Cabe ao eleitor, uma boa dose de SIMANCOL para não entrar de gaiato nestas manobras eleiçoeiras de vésperas de eleições.
A real intenção destas enquetes é apresentar resultados diferentes aos manifestados pelas correntes populares, para agir como choques fatais ao curso normal das reais escolhas.
Muito cuidado e prudência, na luta eleitoral o “vale tudo” continua.  

         

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