sábado, 8 de maio de 2021

A MÃE DO NOSSO CORAÇÃO NAS CANÇÕES BRASILEIRAS

OPINIÃO DE HÉLIO PORTO
A comemoração mais emotiva promovida pelo ser humano certamente e essa do segundo domingo do mês de maio. “Dia das mães”, aguçando a sensibilidade e o carinho com a figura mais importante do lar. Nada mais sugestivo que nessa data ao invés de um texto literário cheio de valores de retórica, tenhamos como mote, o que dizem as tradicionais canções populares que infestam o radio nesse período. Da voz da Sapoti, Ângela Maria: “Ela é a dona de tudo, Ela é a rainha do lar, Ela vale mais para mim, Que o céu, que a terra, que o mar, Ela é a palavra mais linda, Que um dia o poeta escreveu, Ela é o tesouro que o pobre, Das mãos do Senhor recebeu, Mamãe, mamãe, mamãe, Tu és a razão dos meus dias, Tu és feita de amor de esperança, Ai, ai, ai mamãe, eu cresci, o caminho perdi volto a ti e me sinto criança. Mamãe, mamãe, mamãe, Eu te lembro chinelo na mão, O avental todo sujo de ovo, Se eu pudesse, Eu queria outra vez mamãe, Começar tudo, tudo de novo, Ou a voz cabocla da dupla coração do Brasil. Tonico & Tinoco:: “O nome que eu trago guardado, Na palma da minha mão É o nome de mãe gravado, No fundo do coração. Mamãe, mamãe, mamãe como eu gosto de você, Minha mãe como faz falta tua vida em meu viver, Eu quero beijar tua mão, A bênção oh mãe querida, Pedindo a Deus proteção, E muitos anos de vida. Ou a potencia romântica da voz de Agnaldo Timóteo: “O véu da noite vai chegar, E docemente vai nublar, Os olhos meigos de mamãe. Que vendo a vida se apagar, Que tendo amor a transbordar, Repete ainda uma oração, Tremendo os lábios de emoção, Ao ver que estou a soluçar e uma lágrima rolar, Me pede cheia de ternura, Que lhe dedique uma canção, Aí mamãe. Vejo em teu rosto angelical, Que Deus a chama para si, Me castigando aí mamãe. Santa Maria envolverá, Com sua luz celestial, E a voz de um anjo cantará, A suave Ave-Maria, Ave-Maria, Há tanto amor, Tanta bondade, Em… Ou, “Mamãe estou tão feliz, Por que voltei pra você, Alguma coisa me diz, Que hoje eu volto a viver, Penso feliz ao seu lado, Viver distante por quê, Mamãe, só pra você eu cantarei agora, Mamãe, a solidão foi para sempre embora, Essas palavras de amor, Que digo nesta canção, Creia, mãezinha querida, Nascem no meu coração. Mamãe, a chama viva que me aquece é você, Toda minha vida, Eu só desejo ao seu lado viver, Sinto tremer sua mão, E a voz cansada falhar, Ao me fazer um carinho, mamãe, Numa canção de ninar, Sua cabeça esta branca, Mais há luz em seu olhar, Mamãe, só pra você eu cantarei agora, Mamãe, a solidão foi para sempre embora. Essas palavras de amor, Que digo nesta canção, Creia mãezinha querida, Nascem no meu coração, Mamãe, a chama viva que me aquece é você, Toda minha vida Eu só desejo ao seu lado viver . E ainda a clássica melodia de Francisco Petrônio, embalando um baile da saudade: “ Mãe, É uma só, que a gente tem no mundo, Mãe, É o amor mais puro, E mais profundo, Oh minha santa mãezinha, Que tantas vezes eu fiz chorar, Aqui vim para dizer-te, Que sempre, sempre ei de te amar, Mãe, Pensar que um dia poderás faltar-me, Mãe, Pensando nisso vivo a lamentar-me, Por isso nas minhas preces, Tenho pedido ao Criador, Que nunca, nunca me falte, O teu carinho o teu amor. Mãe, o amor mais puro, é o amor do teu coração, É puro como a água cristalina da fonte, É como o cantar dos pássaros ao amanhecer de um novo dia, É como um botão de rosa que desabrocha na primavera, E nem todo o amor deste mundo, se o mesmo pudesse eu dar-te, Jamais poderia pagar-te, tanto carinho, tanta dedicação. Duvido que em algum ponto dessa matéria teus olhos não pingaram lagrimas de saudade por uma mãe presente ou ausente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário