segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prefeito incentiva projeto “Horta, Jardins e Comunidade”



Prefeito incentiva projeto “Horta, Jardins e Comunidade”
Na última terça-feira (07), a E.M. Professora Josélia Rocha de Moraes Ferreira deu início ao projeto “Horta, Jardins e Comunidade” com a presença do prefeito Luiz Cesar Perucio; do secretário municipal de Educação, Renato de Azevedo; do secretário municipal de Agricultura, Castelar Pimentel Junior; diretores, coordenadores e toda a equipe escolar e demais membros da secretaria de Educação.
Este projeto, segundo a diretora da escola, Joaninha Rosemari Wian Rinke Maniscalco Veiga e Souza (58), ”é um projeto piloto voltado para o conhecimento e contato direto do aluno com a natureza. Somente assim, muitos de nossos alunos acabam formando uma consciência mais ecológica, percebendo como nasce e se desenvolve uma planta, uma hortaliça, uma árvore frutífera e boa parte dos vegetais e das plantas que existem hoje em dia”, comentou e acrescentou que “todo este trabalho teve início em março deste ano quando o prefeito Cesar Perucio, o secretário de Educação, professores e os parceiros e estagiários da secretaria municipal de Agricultura se disponibilizaram e deram o total apoio para que isto viesse a acontecer”.
Em outro espaço da E.M. Profª Josélia Rocha de Moraes Ferreira, a diretora mostrou para os presentes a “horta e o jardim dos sentidos”, onde todos os alunos daquela escola podem perceber como se desenvolve determinada planta, além de utilizarem os cinco sentidos inerentes ao ser humano; tato, olfato, paladar, audição e visão. “Nesta área nós faremos com que cada criança sinta a rugosidade das plantas, identifique o cheiro e o paladar de outras e perceba as diferenças de cores e tamanhos através da visão, além de estimular a audição através das técnicas do sino dos ventos”, disse a diretora.
Segundo a diretora Joaninha, muitos dos alimentos já estão sendo utilizados na merenda diária dos alunos como forma de estimulá-los a se alimentarem daquilo que eles mesmos ajudaram a plantar e cuidar, além de fazer com que se alimentem e aceitem melhor frutas e verduras, alimentos saudáveis para o seu crescimento.
Na oportunidade, o prefeito Luiz Cesar Perucio elogiou o trabalho e recomendou que fosse adotado o mesmo projeto nas demais escolas da rede municipal e estadual de ensino, uma vez que este tipo de trabalho só traz benefícios para o aluno através de uma boa alimentação e de noções de como preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário