quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

POPULAÇÃO DE ITARARÉ DIVULGADA PELO IBGE, NOS TRARÁ UM PREJUIZO DE MAIS DE 10 MILHÕES

O Censo demográfico é feito a cada 10 anos no Brasil e este último concluído em 2010 parece que orquestrou uma reação em cadeia de todos os prefeitos do país que não concordam com a queda populacional de suas cidades.
Todos sabem que o Governo Federal distribui as verbas na proporcionalidade da população de cada município. Menos dinheiro onde tem menos habitantes e assim, redução do número da população é diminuição nos repasses.
Em Itararé, o Prefeito Cesar Perucio que esperava um resultado acima de 52 mil habitantes, surpreendeu-se com o resultado da contagem oficial e não concorda que tenhamos apenas 47.858 habitantes. Este resultado rebaixa Itararé do nível 2,2 para 2,0.
Os 0,2% representam perto de R$ 10 milhões anuais a menos de repasse. Um valor que abala o município, pois será um corte superior a 15% comparado ao nosso orçamento anual.
O IBGE por sua vez, lamenta a evasão populacional das cidades, mas garante que seu método de contagem é perfeito e sem margem de erro. E Indagam: -Que interesse teria o IBGE de que este ou aquele município tivesse menos ou mais habitantes?
É imediato que o Poder Executivo nacional venha pressionar os deputados e senadores, para que alterem a tabela de repasses, dentro desta nova realidade e a busca do crescimento populacional dos municípios, seja resgatado com novas políticas voltadas para área rural.
O pior resultado vem atingindo às cidades que tinham caráter agrícola e que sem programas especiais, viram os produtores fugirem para outras terras na aventura de novas ocupações.
Itararé é um caso típico. Em 1960 metade da população era urbana e metade rural, hoje, 90% é urbana e menos de 10% permanece no campo. Medidas urgentes tem que ser tomadas, prevalecendo a razão inconteste do IBGE.

2 comentários:

  1. Só mesmos os ridiculos da imprensa local para acharem que Itararé tem mais de 50 mil habitantes. Há tempos as pessoas tem procurado otros lugares p/viverem pois aqui não oferece + nada p/ningém. Só mesmos os politicos que ganham absurdos p/não fazerem nada. Prova disso é a Zona Rural que não existe +

    ResponderExcluir
  2. E o último que sair apague a luz e feche aporta.

    ResponderExcluir