quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prefeitura faz o replantio de quase 3 mil mudas de plantas nativas


A Prefeitura Municipal de Itararé, através da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, já em seus primeiros meses de funcionamento, está justificando a criação da mesma e a decisão acertada do prefeito Cesar Perucio em cuidar do Meio Ambiente.

Num projeto de manutenção e recuperação de A.P.Ps – Áreas de Preservação Permanente, está previsto o replantio de mais de 3 mil mudas de plantas nativas, entre elas, algumas quase que em extinção no Estado e no Brasil. Exemplos como a araucária, o palmito juçara, a guanandi, a peroba rosa e a canela sassafrás.

Além destas, muitas outras espécies irão compor as duas áreas que totalizam aproximadamente 20.228m² e que está localizada próximo ao Córrego do Prata nas imediações do Parque das Nações, Jardim Claudina e Centenário.

A empresa responsável pelo replantio é a Ecoativa Consultoria Ambiental Ltda da cidade de Ouro (SC) e que foi contratada pela A.T.E.- V – Londrina Transmissora de Energia S/A com sede no Rio de Janeiro (RJ).

“Itararé foi contemplada com este replantio devido ao cumprimento do Termo de Reposição de Área Florestal que a empresa firmou com os municípios pelos quais ela estaria passando o novo “linhão de energia elétrica”. Existe este Termo que determina portanto, que sejam replantadas diversas mudas de plantas nativas numa determinada área indicada pelos municípios. Sendo assim, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente de Itararé determinou que fossem nestas áreas, pensando-se futuramente numa área totalmente preservada e com a utilização por parte da população como um local de lazer e conhecimento, uma vez que nesta área haverá um centro de Educação Ambiental”, diz o secretário Luís Vieira Rossi. Além desta área, já está no projeto a recuperação de outra, próxima da “ponte seca” onde serão mais 2 mil mudas aproximadamente, totalizando mais de 5 mil.

Segundo o biólogo responsável pelo replantio, Jean Carlos Piovezan (25), “é muito importante os cuidados antes, durante e após a implantação do projeto de reflorestamento” Segundo ele, o período de manutenção após o plantio terá a duração de 36 meses. Neste espaço de tempo e conforme constatada as necessidades apontadas através do monitoramento constante da área, serão realizadas limpeza da área; controle de plantas daninhas; coroamento; combate às formigas cortadeiras; adubação; replantio das mudas; renovação das técnicas nucleadoras; irrigação; manutenção das cercas e manutenção de aceiros. “O objetivo dos cuidados pós-plantio é garantir o sucesso do projeto de restauração, para que este cumpra efetivamente a sua função”, finaliza Piovezan.

Para o prefeito Luiz Cesar Perucio “a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente está fazendo o seu trabalho da melhor maneira possível; agilizando o Aterro Sanitário, cuidando da questão das moradias em locais de risco, a construção das casas do CDHU e tantos outros projetos em andamento e diante de todo este trabalho, tenho a certeza que conseguiremos melhorar a posição do nosso município com relação ao selo “Verde e Azul” conseguindo com isso, mais recursos financeiros por parte do Estado”, finaliza o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário