quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Trem centenário passou por Pinheiro Preto e está vindo para Itararé onde chegará dias 11 e 12 de março.


Trem centenário passou por Pinheiro Preto e está vindo para Itararé onde chegará dias 11 e 12 de março.

Depois da triunfal largada inaugural em Piratuba (SC), o Memorável Trem de Ferro parou pela segunda vez na estação de Pinheiro Preto - SC. Aquela que foi cenário do assalto ao trem pagador. Foi a segunda cidade brasileira a ser visitada pela equipe de cineastas nessa fase de exibições do documentário.

Com uma estreia glamorosa na cidade das águas termais, o documentário que marca os Cem Anos da Ferrovia São Paulo- Rio Grande continua prometendo a conquista e obteve o carinho do público de mais uma cidade no Vale do Rio do Peixe. Diferente da sessão de lançamento em Piratuba, numa solenidade marcada com a presença de cerca de 2 mil pessoas, em Pinheiro Preto, os expectadores puderam fazer perguntas e saber mais sobre os mistérios que cercaram a produção deste média metragem.

Para o cineasta Ernoy Mattiello, diretor da obra, o que facilitou o clima de informalidade foi o número de pessoas na sala. -“Nós queremos ficar mais perto das pessoas, poder sentir, saber o que elas acham ou como se sentem em ver a cidade onde vivem sendo retratada na grande tela”.

O filme rodado em película digital, serve-se do que há de mais moderno em câmeras, além de softwares de última geração. Um documentário com trilha musical cuja sonoridade é capaz de causar inexplicáveis sensações. Mas segundo os autores muito além da excelência profissional, e investimentos financeiros de alto impacto, nada justificaria tamanha devoção para transformar em filme o pedido de um avô, se não pela memorável história de uma ferrovia centenária, feita de suor e sangue.

A produção, continua sua viagem pelo leito semidestruído da velha e famosa ferrovia. Dias 23 e 24 de Fevereiro às 14:00 e 20:00 horas será exibido em Concórdia- SC, na sexta-feira, dia 25 a projeção será em Irani, (SC).

Em março é a vez da cidade de Itararé, (SP), aqui o filme chegará para ser exibido em 2 sessões. Dia 11 (sexta feira) à noite, no auditório da Fafit/Facic e dia 12 (sábado) as 20h30 na Praça São Pedro. Só depois de exibido em nossa cidade seguirá para o outro extremo, para Santa Maria,(RS), Montenegro,(RS), Salvador do Sul,(RS) e Joaçaba,(SC). O projeto orçado em 200 mil reais tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Piratuba, Secretaria de Turismo de Piratuba – SC, ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Faculdade Fafit, Hotel Kirst, além de várias outras empresas privadas.

O filme contém depoimentos dos seguintes itarareenses: Hélio Porto, José Vieira de Barros, Divanzir Rodrigues, Luiz Contipelli de Paula e Rui de Jesus Furlani com fotos de Claro Jansson.

Memorável Trem de Ferro será exibido por 120 emissoras da Rede Pública de Televisão em todo o Brasil e mais 21 países da América Latina pela TV TAL e outros 130 países do mundo pela TV BRASIL Canal Integracion

Nenhum comentário:

Postar um comentário