quarta-feira, 23 de março de 2011

Parceria Prefeitura e COAFAI consegue fixar o homem no campo


Parceria Prefeitura e COAFAI consegue fixar o homem no campo

O empenho do prefeito Luiz Cesar Perucio em resolver o êxodo rural em Itararé está dando certo. Através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a COAFAI (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itararé) a Prefeitura atualmente está abastecendo 19 (dezenove) entidades no município através do P.A.A. - Plano de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Hoje, a COAFAI produz mais de 16 (dezesseis) produtos, entre eles, laranja, pepino, batata doce, melancia, feijão, leite e outros.
Entre as entidades cadastradas, estão o V.I.C.C. - Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer, a Santa Casa de Itararé, o Lar São Vicente de Paulo, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, além de diversas Igrejas que possuem projetos sociais e que atendem pessoas carentes.
Todas elas são fiscalizadas através do CONSEA - Conselho de Segurança Alimentar e além disso, “elas assinam um termo de recebimento e ficam responsáveis também pela distribuição a partir do momento que retiram os itens da Casa da Agricultura”, disse o Secretário de Agricultura, Castelar Pimentel Jr.
“O P.A.A. é um programa do Governo Federal, mas foi necessário o empenho e a boa vontade do nosso prefeito Cesar Perucio para que hoje 86 (oitenta e seis) produtores rurais pudessem ser beneficiados” salientou o Secretário. Na criação da COAFAI, eram apenas 14 (quatorze) produtores que passaram a fornecer alimentos para a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento através do programa de abastecimento junto ao FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e para a Merenda Escolar.
“Desde que a COAFAI foi criada em 2010 e passou a vigorar em 2011, já foram mais de R$ 351 mil reais repassados para os cooperados” disse Castelar e acrescentou, “imagine se o P.A.A. tivesse sido implantado em nosso município desde 2003, quando passou a vigorar; nós já teríamos beneficiado estes mesmos cooperados em mais de R$ 2 milhões de reais. Por isso é que se deve dar valor ao apoio e incentivo que o prefeito Cesar Perucio deu ao programa e que estava engavetado na administração anterior”, salientou Castelar e finalizou dizendo, “hoje, o prefeito consegue fixar o homem do campo em sua propriedade, evitando que este mesmo agricultor e sua família venham morar na cidade, aumentando o problema social. É lá que ele gosta de morar e trabalhar. É lá que ele quer ficar. E do que depender da prefeitura para que esta parceria continue dando certo e aumentar o número de cooperados, nós estaremos fazendo, pois o P.A.A. veio para resgatar a dignidade do homem do campo e do pequeno agricultor”.

2 comentários:

  1. Já decretaram a prisão do Prefeito? E o Sapinho?
    João henrique Murith

    ResponderExcluir
  2. DEVERIAM TER FIXADO O PREFEITO NO CERRADO PARA NÃO ENCHER O SACO AQUI NA CIDADE.

    ResponderExcluir