quarta-feira, 2 de março de 2011

“Saúde é Vida” atendeu mais de 300 pessoas na Praça Francisco Alves Negrão




A Prefeitura Municipal de Itararé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (26), o Iº Dia Municipal de Saúde com o lema “Saúde é Vida”.
Ao todo foram mais de 300 pessoas que puderam aferir a pressão, realizar testes de glicemia e hepatite C, além de realizar avaliação oftalmológica e orientações de como combater a dengue.
Segundo a enfermeira supervisora do evento, Beatriz Tabarez Montiel foram aferidas a pressão arterial de 250 pessoas, sendo que destas, 10 estavam com a pressão arterial alterada; 300 testes de glicemia, sendo que 15 pessoas com glicemia capilar alterada e 150 testes de hepatite C, não havendo nenhum caso de alteração. Foi distribuída uma grande quantidade de preservativos gratuitamente para a população de modo geral e para quem esteve presente no evento.
Com relação aos exames, a supervisora comentou ainda, “que aqueles que apresentaram alteração, nós orientamos para que procurasse uma unidade de saúde mais próxima de sua residência”, disse Beatriz que lembrou ainda que o evento contou também com a participação do projeto da melhor idade, “Vida Saudável” e todos os seus integrantes.
O evento teve início com a palavra do prefeito Luiz Cesar Perucio, que agradeceu a presença de todos e incentivou a prevenção como melhor forma de cuidar da saúde, “não adianta cuidar somente quando a doença aparece. É necessário realizarmos exames preventivos, além da prática de exercício físico”, salientou Cesar Perucio. O prefeito agradeceu a toda a organização pelo empenho e também aos visitantes e fundadores da ONG, “CtemquesaberCtemquecurar” , Dr. José Sylvio Moura Campos e Francisco Martucci, da cidade de São Manoel.
Após a abertura do “Saúde é Vida” o coordenador do projeto e professor de Educação Física, Matheus Ap. Campos fez com que todos os participantes, inclusive o prefeito, realizassem exercícios de alongamento.
A Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Aparecida Perucio Camargo Morschel, agradeceu o empenho de cada profissional de saúde e acredita “que com o sucesso deste evento, a continuidade dele será naturalmente exigida”.
O prefeito Cesar Perucio também agradeceu a todos; as Faculdades Integradas de Itararé (Fafit/Facic) que cedeu os enfermeiros(as) do curso de Enfermagem; a Ótica Terceira Visão, na pessoa do gerente Raul Vitor Galdino Sardela; aos profissionais da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica; as pessoas que integram o projeto Vida Saudável, na pessoa do professor Matheus e a Coordenadoria de Esporte e Cultura pela estrutura montada e pelas atrações artísticas (Grupo de Teatro “Traças de Teatro”, Banda Dealer e a cantora Tânia) que encerraram com chave de ouro este Iº Dia Municipal da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário