quarta-feira, 13 de abril de 2011

COAFAI adquire pasteurizadora de leite



Com o incentivo que a Prefeitura Municipal de Itararé vem dando a COAFAI – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itararé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, a mais nova aquisição dos cooperados vem somar e aumentar a renda dos mais de 85 produtores e em especial, os que trabalham na produção de leite em Itararé.
Neste mês, foi adquirido um tanque de recebimento e armazenamento com capacidade para 3 mil litros de leite, além de uma pasteurizadora e empacotadora para mais de 300 litros/hora. “Este tanque foi instalado no bairro de Pedra Branca, mais precisamente na Fazenda Silvério, onde surgiu o projeto, e capta toda a produção de leite da região com uma capacidade produtora de 20 litros mês e 5 mil por semana”, informou o Secretário Municipal de Agricultura, Castelar Pimentel Junior.
Com esta pasteurização que será realizada pela COAFAI, serão atendidas as 19 (dezenove) entidades que fazem parte do cadastro de distribuição do P.A.A.- Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal e que a Prefeitura Municipal implantou em Itararé, além de abastecer toda a merenda escolar das escolas municipais, através do programa do F.N.D.E. - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que, somente em Itararé, beneficia mais de 12 (doze) mil alunos.
“Todas estas conquistas, em tão pouco tempo, mostram a importância do cooperativismo”, diz Castelar, “pois antes, os produtores de leite de Itararé precisavam pagar pela pasteurização e hoje, o que eles pagavam acaba incorporado ao seu lucro e que no final do mês, gera uma renda média de R$ 500 a R$ 1 mil reais mês somente com o leite, fora a parte das verduras e hortaliças”, afirma o Secretário.
Segundo Castelar, “a Prefeitura e a administração Construindo uma Nova Cidade, esta incentivando a fixação do homem no campo, não por ideologia apenas, mas para a sobrevivência deles. Além disso, é necessário que criem também uma consciência da força que possuem e andem com suas próprias pernas, como cooperados que são”, frisou.
“É uma alegria muito grande para nós da administração, ver que a agricultura familiar está dando resultado e ajudando muitas famílias a continuar na terra onde muitos nasceram e cresceram, sem precisar vir para cidade em busca de oportunidades. Quem nasce no campo, sabe plantar, colher e produzir as coisas do campo e nós estamos devolvendo isso à eles”, diz o prefeito César Perucio que finaliza dizendo, “estamos dispostos a fazer muito mais pelo homem do campo, deixando as estradas em boas condições para escoar sua produção, além de incentivar todas as outras coisas de que precisa. Agradeço sempre a confiança depositada em nosso trabalho e podem ter a certeza de que faremos muito mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário