quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeitura promove a renovação do plantel de gado leiteiro



Desde 2009, a administração “Construindo uma Nova Cidade” vem trabalhando e incentivando a renovação do plantel de gado leiteiro de Itararé, por entender que esta é a melhor forma de ajudar o pequeno produtor a continuar em sua propriedade.
A prefeitura Municipal comprou 500 doses de sêmen de gado das raças Holandesa e Jersey no primeiro ano e mais 500 doses no ano de 2010. “Agora começam a nascer as primeiras gerações de bezerros e novilhas oriundas deste trabalho que a Secretaria e a Prefeitura vem realizando”, disse o Secretário Municipal de Agricultura, Castelar Pimentel Junior.
Durante o ano de 2009 e 2010 foram realizados diversos cursos de inseminação artificial para os produtores rurais de diversas comunidades e a doação de sêmen para bairros como o da Seda, Caçador , Fazenda Silvério e até mesmo para a APRI – Associação dos Produtores Rurais de Itararé.
“É importante que o pequeno produtor tenha em sua propriedade um gado que possa dar a ele o retorno necessário em produção de leite, pois, a maioria de nossas pequenas propriedades, sobrevivem da produção do leite”, diz Castelar.
Além desta renovação genética do gado leiteiro promovida pela Prefeitura, existe também um programa em parceria com a CATI, de renovação de pastagem em piquete de capim mombaça, onde o gado fica confinado e em forma de rodízio se alimenta de um capim com alto valor nutritivo,ou seja, quase 12% a mais de proteína.
Juntamente com a necessidade de aumentar a área de capim próprio para o gado, os técnicos da CATI e da Casa da Agricultura, ajudam o pequeno produtor a realizar a irrigação destas áreas e também a calcular a quantidade de calcário para a correção do solo.
A Prefeitura Municipal de Itararé ajuda no transporte deste calcário para o pequeno produtor, que somado a inseminação artificial, rodízio de pastagem e irrigação, acaba adequando a sua propriedade ao que existe de mais moderno e eficiente na produção de leite no Estado de São Paulo e no Brasil, para as pequenas e médias propriedades.
“Esta sempre foi uma das nossas preocupações dentro da administração Construindo um Nova Cidade, ou seja, o de fornecer todas as condições necessárias para que o homem do campo continue em sua propriedade e sobreviva daquilo que ele produz com dignidade, pois também sou um homem do campo e sei das necessidades deste pessoal”, falou o prefeito Luiz Cesar Perucio e finalizou dizendo “que estamos sempre de mãos estendidas para o homem do campo na melhoria de suas condições, bastando ver o quanto estamos procurando melhorar a sua renda, através de programas como este da renovação do plantel de gado leiteiro e recentemente com a criação da COAFAI que incentiva a agricultura familiar. As estradas rurais também são outro ponto de honra de nossa administração, pois onde tem estrada boa existe o escoamento da produção e consequentemente o lucro do produtor. Por isso, eu considero que a nossa administração é uma administração voltada tanto para o homem do campo, como para o da cidade e agradeço sempre aqueles que confiam em nosso trabalho”,disse César Perucio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário