sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entra em operação o Aterro Sanitário Municipal


A Prefeitura de Itararé colocou em operação o Aterro Sanitário Municipal que é exemplo em toda a região e que foi um projeto da atual administração “Construindo uma Nova Cidade”.
Os técnicos da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, estiveram na última quarta-feira (27) em Itararé para desativar definitivamente o antigo “lixão” que há muitos anos trazia inúmeros problemas para o município, além de estar totalmente em desacordo com as leis ambientais do país.
Itararé passa a ser um dos poucos municípios em todo o Brasil, menos de 39%, que possui um Aterro Sanitário.
Mas antes da disposição adequada do lixo, a Prefeitura de Itararé, através da Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente, teve que realizar o nivelamento do terreno, através da terraplanagem e o selamento da base com mantas impermeáveis em PEAD. Estas mantas servem para a impermeabilização do solo, fazendo com que o lençol freático não seja contaminado pelo chorume, que é o material residual da decomposição do lixo. O chorume é coletado através de drenos em PVC e encaminhado para o poço de acumulação, de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada. Após estes seis meses, quando a vazão e os parâmetros já são adequados para o tratamento, o chorume acumulado será encaminhado para a estação de tratamento de efluentes.
A operação do Aterro Sanitário prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo com isso, a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual. O Aterro Sanitário de Itararé terá ainda, os dutos especiais para a queima dos gases, em especial o metano, gerado também pela decomposição do lixo, evitando com isso a possibilidade de explosões devido ao acúmulo do mesmo.
“Este Aterro Sanitário é um projeto iniciado e concluído em nossa administração”, diz satisfeito o prefeito Luiz Cesar Perucio e completa “ele é exemplo em toda a região, pois igual a este, somente no município de Avaré. Eu só posso agradecer a todo o pessoal da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente pelo excelente trabalho desenvolvido para resolver de uma vez por todas o problema do lixo, que vinha se arrastando por várias administrações anteriores a nossa”.
Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Priscila Maschieto, “dentro da quantidade de lixo que é produzido hoje em Itararé, cerca de 25 toneladas/dia, este Aterro Sanitário terá uma vida útil para os próximos vinte anos”.
Já o Secretário de Habitação e Meio Ambiente, Luis Vieira Rossi, lembra ainda, que agora Itararé estará dentro do que determinam as leis ambientais na questão do tratamento de lixo e que devido a este fato e a outras providências que vem sendo tomadas pela Secretaria de Meio Ambiente, “Itararé dará um grande salto em sua classificação no ranking dos municípios que pretendem conquistar o selo “verde” que o Estado de São Paulo criou, como incentivo para que os municípios cuidem melhor do meio ambiente e com isso obtenham recursos do Estado”.

Um comentário:

  1. ótima reportagem! vc só esqueceu de colocar o motivo pelo qual foi tomada as devidas providencias meu caro amigo, puxa saco tem limites, de quanto foi a multa mesmo aplicada pela CETESB pelo funcionamento ilegal do lixão?! as noticias devem ser dadas com clareza!apesar do povo ser um bando de idiota acomodados com a decadencia da cidade!!

    ResponderExcluir