quinta-feira, 5 de maio de 2011

Padre José Aparecido Hergesse de Paranapanema, agora futuro bispo da Igreja de Vitoria


O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira (4) o padre teatino José Aparecido Hergesse, que entre janeiro de 2007 e outubro de 2009 trabalhou pastoralmente em Sorocaba, como vigário da Paróquia de São Lucas, no bairro do Vergueiro, bispo-auxiliar para a Arquidiocese de Vitória, com sede na capital do Estado do Espírito Santo.
A informação foi tornada pública logo pela manhã pelo próprio núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no Vale do Paraíba, ao final da celebração da missa que ali presidia, marcando a abertura da 49ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O Santo Padre também atribuiu-lhe, enquanto bispo-auxiliar e conforme tradição da Igreja de designar a estes uma das antigas Igrejas dos tempos apostólicos, a titularidade da Diocese de Assava.
Padre Hergesse, desde que deixou Sorocaba no início de outubro de 2009, vinha residindo em Roma, junto à Comunidade dos Padres Teatinos de Sant´Andrea della Valle, como consultor geral da Ordem dos Clérigos Regulares e seu procurador-geral junto à Cúria Romana, além de presidente da Família e Comunidade Cida e Secular Chieti.
Ele nasceu em 15 de julho de 1957, na cidade paulista de Paranapanema (aliás, integrante do território da então Diocese de Sorocaba), filho de Mário Hergesse (´in memoriam´) e Adelina Valim Hergesse. Ingressou para a vida religiosa pelo Seminário Menor Teatino de Fartura (SP) em 1973, professando em 1983. Estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi ordenado sacerdote em 26 de janeiro de 1985, pelas mãos do então bispo diocesano de Itapeva, dom Fernando Legal, na igreja do núcleo residencial de Holambra II, no município de Paranapanema, onde até hoje residem seus familiares. Em seguida, obteve também seu mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Teológica "Nossa Senhora da Assunção", na Arquidiocese de São Paulo, e uma licenciatura em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Trabalhou, como sacerdote, em muitas paróquias teatinas antes de vir para Sorocaba, nas cidades de Guarulhos, Taquarituba, Fartura e também Nova Era, esta na Grande Belo Horizonte (MG). Foi também vigário-geral da Diocese de Itapeva nos anos 90 e prepósito provincial da Província Teatina Paulo VI do Brasil. Ainda em Sorocaba, ministrava aulas no Instituto de Teologia “João Paulo II”, da Arquidiocese local.
Como bispo-auxiliar para a Arquidiocese de Vitória, o padre José Aparecido Hergesse atuará ao lado do arcebispo metropolitano local, dom Luiz Mancilha Vilela, substituindo a dom Mário Marquez, que deixou o Espírito Santo em dezembro para atuar em Santa Catarina, como bispo diocesano de Joaçaba. Ontem, falando à reportagem do DIÁRIO por telefone da casa de sua mãe em Paranapanema, onde chegou neste final de semana, depois de visita apostólica à Comunidade Teatina da Argentina ainda como conselheiro geral da Ordem, padre José Hergesse adiantou escolher como seu lema episcopal a segunda parte do versículo 45, do capítulo 10 do Evangelho de São Marcos: “Ut ministraret” – “Para servir!”. “Isso significa viver o múnus episcopal de governar, ensinar e santificar numa dimensão de serviço, de vida que se entrega, que se doa, que se deixa consumir”, justificou o novo bispo, lembrando ainda de suas raízes dentro da Ordem Teatina, congregação religiosa fundada em Roma no ano de 1524 por São Caetano de Thiene, “que um dia, quando eu era ainda adolescente, me acolheu me formou, teve muita paciência comigo e, agora, me entrega de modo definitivo à Igreja”.
OUTRAS NOMEAÇÕES – Ainda ontem, por outro lado, o papa Bento XVI anunciou a nomeação do secretário geral da CNBB e bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa, como novo arcebispo metropolitano de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sucedendo a dom Vitório Pavanello, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Santo Padre ao atingir a idade-limite de 75 anos. Nomeou também o Sumo Pontífice o assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Wilson Angotti Filho, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), que passa, assim, a ter três bispos auxiliares.
Bento XVI nomeou ainda o padre Júlio Endi Akamine, atual provincial da Sociedade do Apostolado Católico, os Palotinos, como bispo-auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário