quarta-feira, 4 de maio de 2011

Solução prática para Itararé é uma Guarda Municipal à cavalo e uma Polícia Militar Montada

Na última semana, líderes da zona rural de nossa cidade, através do programa “Microfone Sem Censuras” da Rádio Clube de Itararé (11h30) mostraram a situação frágil a que estão submetidos, pois em termos de segurança, estão absolutamente abandonados. Até mesmo a Patrulha Rural que prestava um eficiente serviço nesta região está plenamente desativada e há meses não se vê mais a presença da Guarda Municipal nos bairros.
Enquanto a Guarda Municipal patrulhou as estradas rurais, se teve a sensação da presença policial e isto coibiu os assaltos as roças, principalmente o furto de milho verde na beira da estrada e animais.
Agora com a certeza da ausência de policiamento, a bandidagem cresce a olhos visto e toda sorte de asséddio está ocorrendo em prol da criminalidade. A boa política do prefeito em estimular o cooperativismo e a produção rural no sistema de agricultura de família, fica comprometido, pois sem segurança não se vive em lugar nenhum do mundo.
Em resposta a matéria do programa, alegou-se o sucateamento das viaturas da Guarda Municipal, onde os 3 ou 4 veículos disponíveis, só no exercício anterior custou quase R$40 mil reais em manutenção, e já estão sem condições de uso.
A revista “A Minúscula” sugere que seja discutida a possibilidade de Itararé implantar uma Guarda Municipal montada. Fogosa pela criação de cavalos de raça que desfilam nas cavalgadas constantes da cidade, fica racional a possibilidade de formar uma guarnição a cavalo para a guarda, voltada a auxiliar principalmente na segurança dos bairros.
“É uma experiência que deu certo em outras cidades e que pode ser implantada aqui também”, -defende o jornalista Hélio Porto.
Entre as vantagens apontadas por ele, estão, o fato de que o custo para manutenção é menor que o de viaturas e a mobilidade dos cavalos, que podem entrar em lugares onde os veículos não têm acesso.
Se cada criador de cavalo doar uma animal e a prefeitura enca-minhar 2 ou 3 GMs para treinamento no haras da Polícia Militar, em poucos meses teremos uma estrutura para manter e treinar os cavalos. Até a luta para trazer da Policia Militar para Itararé, um batalhão montado passa a ser plenamente viável. Com um prefeito essencialmente ruralista, estranha-se a não adoção deste principio, já em Itararé.
O que não pode é continuar como está a nossa zona rural..

Nenhum comentário:

Postar um comentário