segunda-feira, 18 de julho de 2011

CÃES SOLTOS NAS RUAS INCOMODAM E TRAZEM PERIGO ÀS PESSOAS


CÃES SOLTOS NAS RUAS INCOMODAM E TRAZEM PERIGO ÀS PESSOAS
Moradores de Itararé estão preocupados com a enorme quantidade de cães soltos pelas ruas e praças, que além de incomodarem aos pedestres e motoristas por onde circulam, trazem constantes perigos à população no tocante a ataques, quanto a sujeiras que deixam pelas calçadas pela defecação.

Esses animais são abandonados por seus donos e ficam perambulando pela cidade, criando um quadro degradante para a comunidade e um verdadeiro perigo ao trânsito de pedestres e automóveis. São animais de pequeno e grande porte soltos por toda região urbana do município, principalmente na área central onde existe uma concentração maior de comércios de gêneros alimentícios.
A UNIPA (União Itarareense para Proteção aos Animais), desenvolve um trabalho de recolhimento desses animais abandonados, onde são tratados e vacinados contra raiva e outras doenças, além de ganharem um espaço para morar mais seguro.

Porém, é necessário que as pessoas também façam sua parte, mantenham seu animal em casa e quando for necessário deixá-lo dar um passeio na rua, ir com ele e não tirar a coleira. Isso evita o contato do cão com outros animais de rua e impede que ele se contamine com qualquer tipo de doença. Dessa forma protegemos nossa família e mantemos o animal saudável.

Vale ressaltar o grande trabalho que a UNIPA preste a população itarareense amparando os animais abandonados, mas sabemos também que sua situação não é das mais simpáticas junto aos moradores circunvizinhos, pois reclamam do mau cheiro e do grande barulho que os animais fazem que certamente não são poucos. É sempre importante lembrar que quando foi destinado o espaço para que a UNIPA se instalasse, a região era pouco habitada e hoje, as pessoas que habitam a região já eram conhecedoras da situação.
A Instituição vive de doações, voluntariados e com repasse de R$ 13 mil mensais da Prefeitura e não conta com uma estrutura que possa vedar o barulho emitido pelos animais, nem tão pouco tem meios para transferir-se para outra localidades mais isoladas no atual momento.
O problema existe e deve ser tratado com seriedade por toda comunidade.
Porque não castrarmos os nossos animais de estimação ou fazer-se uma esterilização para garantir um controle populacional ?
Vamos ter consciência que o problema não é da UNIPA e sim de todos nós. Antes de criticar, vamos dar nossa parcela de contribuição e cuidar pelo menos dos animais que nos pertence.

Um comentário:

  1. pessoas se sentem tão incomodados que cometem atos de crueldade com os pobres cachorros,eu sou contra qualquer tipo de violencia,na vila sinhá alguém se sentiu tão incomodado que resolveu envenenar todos eles foi o maior ato de crueldade que já vi,se soubesse quem era, isso não ia ficar assim ,por isso se ler essa minha indignação poderia colocar na minúscula pra mostrar que envenenar não é o melhor jeito de resolver,essa pessoa não deve ter coração e nem deus dentro dele.

    ResponderExcluir