segunda-feira, 4 de julho de 2011

Novos plugues e tomadas desde o dia primeiro



Desde o dia primeiro de Julho, um novo padrão de plugues e tomadas passa a ser comercializado no Brasil. De acordo com o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, este novo modelo, que possui dois ou três pinos de 4 mm ou 4,8 mm de diâmetro, a depender do aparelho, oferece muito mais segurança às instalações elétricas brasileiras. A medida foi estabelecida devido a enorme variedade de plugues que eram vendidas no mercado e levou em consideração normas e regras que já são válidas em diversos países de primeiro mundo.
Os novos plugues brasileiros possuem o terceiro pino com a função de promover o aterramento, que significa levar a descarga elétrica diretamente ao solo. Além disso, o design das tomadas proporciona ainda mais segurança ao usuário, graças à sua concavidade, evitando acidentes mais comuns como os choques, uma vez que o padrão instituído tem formato de poço e impede o contato com o pino eletrizado.
Outra vantagem será a redução do risco de superaquecimento que pode ocorrer em instalações elétricas, diminuindo assim o risco de incêndios, pois os pinos cilíndricos maciços permitem uma melhor distribuição da corrente e evitam o aquecimento. Cerca de 80% dos plugues atuais se encaixam no novo padrão nacional, por isso o consumidor não precisará trocar todos os espelhos que possui em casa.
Para facilitar ainda mais a mudança, o Inmetro certificou dois adaptadores: um que possibilita o encaixe do plugue de aparelhos mais antigos nas novas tomadas, e outro que permite a conexão de um eletrodoméstico com o novo plugue às tomadas que não tenham o terceiro pino.
Se você é consumidor ou lojista, fique atento as mudanças, preserve a sua segurança e não corra o risco de receber multas de até R$ 1,5 milhão, por permitir a venda de plugues fora do novo padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário