sábado, 29 de maio de 2010

PF inaugura delegacia em Ponta Grossa

A nova sede policial, com cerca de 1,5 mil metros quadrados, vai funcionar em um prédio no Centro da cidade, onde estava instalado anteriormente o Núcleo Regional de Educação. O local ainda não possui carceragem. A PF espera fechar uma parceria com o governo do Paraná para que os detentos possam ser encaminhados para presídios estaduais. O número de agentes federais que vão trabalhar em Ponta Grossa não foi divulgado por questões de segurança.
Saiba mais
Polícia Federal apreende 500 kg de cocaína em MSOperação prende mais de 130 em 52 cidades paulistas
Para o presidente do Sindicato Estadual dos Policiais Federais (Sinpef-PR), Silvio Fernandes Jardim, a instalação da delegacia nos Campos Gerais era necessária e atende a uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. “O Paraná é um estado referência onde são realizadas muitas operações. Por isso, a atuação da PF tem que se fortalecer no estado”, afirma.

O delegado Jonathan Trevisan Júnior foi escolhido para chefiar a unidade de Ponta Grossa.

As outras oito unidades da PF no Paraná estão instaladas em Curitiba, Cascavel, Guaíra, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava e Paranaguá.

Serviços

Além do combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, a Polícia Federal também trabalha no atendimento a estrangeiros; emissões e retiradas de passaportes; emissão de certidão de antecedentes criminais; obtenção e renovação de porte de arma de fogo e fiscalização em empresas de segurança privada, bancos e produtos químicos.

FESTA TROPEIRA EM SOROCABA EXPLODE NESTE FINAL DE SEMANA


Há mais de 50 anos, eles “batem o pé” nas festas e eventos voltados à preservação da cultura tropeira. Sempre que convidados, chegam em comitiva para dançar o “fandango de chilenas”, como era chamada a dança praticada pelos tropeiros nos intervalos das viagens. Atração da edição deste ano da Semana do Tropeiro, o grupo “Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara”, de Capela do Alto, apresenta-se neste sábado (29), às 18h, no Parque Natural “Chico Mendes” (na avenida Três de Março).


Como o próprio nome indica, a formação reúne pessoas da mesma família que seguem a tradição dos antepassados. Dos cerca de 20 integrantes, apenas um não tem o sobrenome Lara. “Em compensação é do mesmo sangue”, diz Vicente Lara, filho de Francisco Lara, atualmente com 79 anos. O grupo teve sua origem nas pousadas dos tropeiros que passavam por Capela do Alto levando tropas e mercadorias trazidas do sul do País, para serem comercializadas nas feiras de Sorocaba.


Desde que se entendem por gente, os Lara convivem com o fandango. “É coisa passada de avô para pai, de pai para filho”, contou ao Mais Cruzeiro. Os capelenses fizeram o caminho inverso: aprenderam primeiro com a prática para, depois, receberem noções teóricas. "Tudo o que a gente sabe é resultado do que vimos o pai fazer. O som da viola, os passos, os movimentos, a linguagem, tudo nos foi passado no convívio familiar.”


O fandango de chilena, ele conta, é o nome da dança que incorpora elementos de sapateado; já chilena é a espora da bota. Ao contrário de outras expressões como a catira, no fandango os participantes não cantam e nem fazem par uns com os outros: “Na catira se dança de frente; no fandango a gente fica numa roda”. Cada apresentação dura em média 35 minutos e dela só participam homens. As mulheres até já chegaram a ser proibidas de dançar, porque consideravam o fandango uma expressão profana. Hoje, no entanto, esse tabu caiu.


Vicente diz que o traje utilizado nas apresentação não tem nada de estilizado. “Os tropeiros usavam roupas mais rústicas, mas nós optamos por vestir algo mais condizente com o a proposta do espetáculo. Não é nada americanizado, como dizem alguns.” O grupo já está em sua quarta geração e gravou, em 2007, um DVD resultado de projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado. Os Irmãos Lara já se apresentaram no Sesc e outros espaços. “Sorocaba é o nossa berço”, diz Vicente e completa: “Aí, a gente se sente à vontade, respira o mesmo ar, mantém viva a tradição tropeira”.


Programação


A programação da 43ª Semana do Tropeiro de Sorocaba termina domingo (30) com o desfile que sai, às 9h, do Parque Natural Chico Mendes, percorre ruas da cidade, e volta ao ponto de origem. A agenda de hoje será aberta às 11h, na Biblioteca Infantil, com show do Grupo de Dança Biriva “Luiz Antonio Alves” - Centro de Tradição Gaúcha “Ginetes da Tradição de Caxias do Sul”.


Paralelamente, ocorrem intervenções artísticas no Parque Natural Chico Mendes. Às 10h30, no espaço, acontece a apresentação da Orquestra de Viola Tropeira de Sorocaba, sob a regência de Ricardo Anastácio. Às 13h30, CTG Fronteira Aberta apresenta danças tradicionais gaúchas, malambo e chula. Às 17h, acontece o show do gaiteiro Paulo Mota. Às 19h, o Grupo de Dança Biriva repete a performance no Parque. Às 20h, o recado fica por conta da dupla Rodrigo Freitas & Xavier.


No domingo, além do desfile estão programados shows como os de Juliano Reis e Banda, às 13h30, de Gil Wagner (14h30), moda de viola, além a exposição montada no Casarão de Brigadeiro Tobias, que pode ser visitada das 9h às 16h.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

AMBULANCIAS DADAS EM TATUI FORAM PRESENTES DE GREGO?

No último dia 25 de março o presidente Lula esteve em Tatuí, e lá fez a entrega simbólica de 650 ambulâncias para 573 municípios brasileiros. A cerimônia foi essencialmente política, pois os veículos são destinados ao SAMU, ou seja, os serviços de atendimento médico de urgência.

Acontece que a maior parte dos municípios contemplados não tem este serviço implantado, e nem mesmo tem verba prevista em seus orçamentos. Custa caro montar toda esta estrutura. As ambulâncias são a parte visível do negócio, mas é necessário aparelhá-las com equipamentos de UTI, de pessoal de apoio bem treinado, de médicos especializados principalmente. E isto tem que funcionar 24 horas por dia, pois emergência não tem hora.

Ou seja, ou a maioria das ambulâncias vai ter outro destino, ou vão virar sucata logo.

Como costuma fazer, o presidente Lula faz seus “discursos” de improviso, que sempre buscam contentar a platéia presente, e exagera nas frases feitas e cheias de pompa sobre os mais variados temas. Diga-se de passagem, normalmente o presidente não sabe nada sobre o que está falando, e suas gafes já são sobejamente conhecidas e divulgadas mundo afora. Nesta cerimônia em Tatuí, o presidente Lula foi extremamente infeliz com algumas de suas colocações.

Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira, Lula teve “outro rompante de incontinência verbal”. Mais uma vez, culpou os médicos para os problemas de saúde que o Brasil enfrenta há décadas. Disse que a classe médica não se interessa em atender o interior, “pois é muito fácil ser médico na Avenida Paulista”, segundo suas palavras.

Depois, mandou um recado ao Conselho Federal de Medicina, por este ser contra a revalidação automática dos diplomas dos médicos formados em Cuba. E ainda criticou aqueles que são contra a volta de um imposto para melhorar a saúde.

E por fim, ainda criticou o médico que no passado cuidou dele próprio, ao sofrer o acidente de “trabalho” que lhe amputou o dedo. Ou seja, versou sobre tudo o que finge saber.

Como em todos os “discursos”, Lula fala o que lhe dá na telha, e nem se preocupa mais em ter coerência. Deve acreditar que somos todos burros, pois quanto mais fala, mais sua popularidade “aumenta”, segundo as informações “oficiais”. Mas para os que ainda tem paciência de ouví-lo, basta acompanhá-lo por algumas semanas. A opinião ora é uma, ora é outra. Depende da platéia. Como estamos numa democracia, livre “como nunca se viu na história deste país”, também tenho o direito de opinar.

O que o senhor presidente não disse (ou não sabe) é que é impossível à imensa maioria dos médicos montar um consultório na Avenida Paulista, um dos locais mais caros do país, principalmente se trabalhar no serviço público, onde recebe um salário de fome, não tem um plano de carreira decente e não encontra condições dignas de trabalho. Aparelhos defasados, funcionários insuficientes para o apoio (enfermagem, técnicos diversos), filas para marcação de exames, falhas em tratamento de doenças básicas. Se em São Paulo , que é a locomotiva da nação, é assim, o que dizer do restante do país? Há dezenas de crianças morrendo em pseudo-UTIs em hospitais públicos por aí. A sigla deveria ser Última Tentativa Inútil e não unidade de terapia intensiva. Intensivas são só as mortes nestes nosocômios.

Não disse o presidente (ou não sabe) que médico nenhum consegue trabalhar no interior sozinho. A não ser que seja para distribuir “vale-saúde”, a exemplo dos inúmeros outros que ele criou. Pois tratar e cuidar de alguém sem apoio, sem retaguarda e sem condições, só na cabeça dele.

Quanto aos médicos de Cuba, formados em uma realidade totalmente diferente da nossa, eles podem sim trabalhar no Brasil. Como qualquer outro, formado em qualquer lugar do mundo, que se submeta às avaliações necessárias e sejam aprovados. Desde que saibam Medicina. E o Conselho Federal de Medicina, autarquia federal, é o órgão definido por lei para avaliá-los. O que o senhor presidente quis dizer (mas não teve coragem) é que quer fazer um agrado ao moribundo amigo Fidel, valorizando escolas falidas e que pregam uma falsa “medicina social”.

Faltou falar sobre o assunto referente ao médico que o atendeu quando sofreu seu acidente de “trabalho”. Talvez seu dedo pudesse ser salvo, senhor presidente, se existisse na ocasião um atendimento decente em posto de saúde, unidades de emergência bem aparelhadas, um profissional médico bem preparado, com boa formação. Isso se o “SUS” da época funcionasse. Isso se um médico que atende “SUS” ganhasse um honorário, e não uns trocos.

Pois a CPMF, que geraria verba destinada ao “SUS” do seu governo, virou dinheiro nas meias, cuecas e malas pretas na sua gestão. E até hoje o “SUS” não funciona de forma decente!

E o senhor ainda quer recriar mais um imposto, para continuar alimentando as falcatruas? Senhor presidente, com o perdão da palavra, estou com o “saco cheio” do senhor e de seus “discursos”.

Se o senhor sofresse um novo acidente de “trabalho” e fosse eu o médico que lhe atendesse, cortaria-lhe a língua, e não o dedo.

E faria um bem ao país, pois cada vez que o senhor abre a boca, não causa um acidente. Causa um desastre.

Luiz Ricardo Menezes Bastos, médico,

presidente da Associação Paulista de Medicina, Regional de Limeira

CONFUSÃO EM NOTICIAS GERA CAOS

Enquanto matéria inserida no jornal GAZETA DO POVO, dá conta de nova interdição na PR 151 entre as cidades de Itararé e Sengés, por conta de chuvas que destruiram os desvios provisórios, da região, tomamos conhecimento que o tráfego flui normalmente na estrada.
Por via das dúvidas, motoristas que devem adotar este roteiro deve se informar destas condições antes da viagem.

NOVA INTERDIÇÁO NA ESTRADA DE SENGÉS

A PR-151, que liga Sengés, no Norte Pioneiro, a São Paulo, deve permanecer interditada por mais 60 dias. As fortes chuvas de janeiro estouraram uma galeria subterrânea e um buraco de 50 metros se abriu na pista. De acordo com o telejornal Bom Dia Paraná, da RPCTV, desde o dia 29 de janeiro, é preciso usar o desvio para chegar a cidade.

Há um mês operários já trabalham no local. A concessionária que administra o trecho da rodovia contratou cinco empresas para fazer as obras, inclusive a recuperação de alguns morros que deslizaram. O custo total deve chegar a R$ 15 milhões. A previsão é que nos próximos 60 dias os trabalhos estejam concluídos.

O município ficou isolado por 14 dias, porque outro buraco se abriu do outro lado da rodovia. A situação foi a mesma: com as chuvas, o volume de água do riacho aumentou e a galeria não foi suficiente para a quantidade de água. Para evitar outros rompimentos, os engenheiros resolveram aumentar a capacidade de evasão. Serão dois tubos com três metros de altura e dois metros de largura.

sábado, 22 de maio de 2010

Tropeada resgata cultura tropeira na região

Na abertura da quinta tropeada, teve apresentação de danças tradicionais gaúchas
Um passeio de dez dias e mais de trezentos quilômetros de estrada. Uma tradição da região que, em Itararé, resgata a cultura tropeira. Enquanto a música sertaneja toca, o pessoal faz o prato. No cardápio tem comida tropeira: lingüiça e arroz. A cozinheira garante: preparou mais de oitenta quilos de comida.
Na abertura da quinta tropeada, teve apresentação de danças tradicionais gaúchas. Influência dos tropeiros na região. A saída foi em Itararé e a chegada a Sorocaba.Um grupo de Tatuí já participou de outras edições e o pique, eles garantem, continua o mesmo.
Nesta manhã, os cavaleiros saíram de Itararé com destino a Itaberá aonde será servido um jantar e os participantes irão dormir em uma fazenda. No sábado eles seguem para Itapeva

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CAPA DA NOSSA EDIÇÃO 604 NAS BANCAS DIA 26

OCORRENCIAS FORNECIDAS PELA POLICIA MILITAR DE ITARARÉ-SP



Ato Infracional / Apreensão de Entorpecente

Por volta de 21:00h do dia 08 de maio de 2010, na Rua Antonio José Luciano de Mello, na Vila Esperança, (popularmente conhecida como “Sapolândia”), região alvo de várias denúncias de tráfico de entorpecentes, Policiais Militares realizavam Policiamento Preventivo, quando avistaram no Beco da Paz, três indivíduos em atitudes suspeitas, que foram abordados e submetidos à revista pessoal, onde a guarnição obteve êxito em encontrar com M.S.B., 14 anos, no bolso esquerdo de sua calça, nove invólucros aparentando ser crack, e a quantia de R$ 134,50, em dinheiro.
Indagado sobre a origem do dinheiro e do entorpecente, este respondeu que A.C.S, 28 anos, lhe teria entregado quando avistou a Viatura PM, sendo que o terceiro indivíduo W.B.O, de 17 anos, informou que tinha acabado de chegar ao local para conversar.
Diante do fato foram apresentados na Del Pol., onde foi aprendido o entorpecente e o dinheiro, sendo elaborado boletim de ocorrência de Ato Infracional / Apreensão de Entorpecente.
Porte Ilegal de arma de fogo

Por volta de 00:50h do dia 10 de maio de 2010, Policiais Militares, de serviço, em Policiamento Preventivo pela Vila Esperança Rua Antonio José Luciano de Mello altura do Nº. 1049, depararam com E.J.A.C., 20 anos, que esboçou atitude suspeita ao avistar a Viatura PM, e como já é conhecido nos meios policiais por vários delitos, foi abordado e submetido a uma revista pessoal, onde foi encontrado em sua cintura, sob suas vestes, um revólver calibre .32, marca Rossi nº. de série “C 189820”, municiado com um cartucho intacto.
Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indiciado, sendo conduzido á cadeia pública local, onde a arma de fogo foi apreendida e o indiciado permanece à disposição da justiça.
Flagrante de furto
Durante a condução de E.J.A.C., 20 anos, que portava o revólver calibre .32, até a Del Pol.; às 01:00h do dia 10 de maio de 2010, na Rua Tiradentes altura do nº. 213, Vila Osório, Policiais Militares depararam com dois indivíduos carregando um tanquinho de lavar roupa, onde ao avistarem a Viatura PM, largaram o objeto ao solo, e empreenderam fuga, sendo possível apenas deter M.F.C.R, 28 anos, o qual foi abordado e submetido à busca pessoal, momento em que compareceu no local a vítima, informando que estava dormindo, e acordou ao ouvir seu cachorro latir, e ao olhar o quintal avistou os dois indivíduos carregando seu tanquinho, e resolveu tentar alcançá-los, onde presenciou o indiciado ser detido pelos Policiais Militares.
As partes foram conduzidas à Del Pol., onde o tanquinho foi devolvido á vítima, e o indiciado foi recolhido á cadeia pública local, permanecendo á disposição da Justiça.
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana” .

quinta-feira, 6 de maio de 2010

UNIVERSITARIOS DE JAGUARIAIVA. MANIFESTAM PELO CONVENIO COM A UEPG, CANCELADO PELO PREFEITO

EDUCAÇÃO É EDUCAÇÃO, seja Ensino Fundamental, Médio ou Superior. O dever do Município realmente é a educação fundamental, mas nem por isso deve-se "lavar as mãos" para investir na educação de nível médio e superior.

Atentai bem, atentai bem!!!

_________________________________________________


Bom dia.

Conforme prometido, informo aos acadêmicos, estudantes e a quem mais interessar, que nossa manifestação a Favor da Permanência da UEPG em Jaguariaíva se dará neste sábado 08/05/10 na praça Getúlio Vargas a partir das 10:00h da manhã.

Cabe lembrar que será uma manifestação pacífica e estudantil, apenas para expôr nosso desagrado com a decisão d a Administração do nosso município em cancelar o convênio com a UEPG.

Quem quiser comparecer com faixas, camisetas, cartazes e etc. para apoiar a causa será bem vindo, porém, não serão aceitos materiais que porventura venham a se utilizar de palavras ofensivas a quem quer que seja. Reforço, é uma manifestação de exposição de idéia e desagrado, não um ato ofensivo ou direcionado a alguém em especial.

Atento também para o fato de esta ser uma manifestação ESTUDANTIL. Não se trata de manifestação política e nem de nada relacionado à politicagem.

Nossa intenção é apenas mostrar para a comunidade que não concordamos com essa atitude, e que temos sim esperança de reverter o caso.

Qualquer manifestação política ou partidária referente ao assunto não tem relação com nossa manifestação pois não se enquadra no nosso objetivo.

Portanto, esperamos que todas as pessoas que estão a favor de nossa causa, que não é particular, e sim comunitária, compareçam para nos ajudar a reforçar nossa vontade perante a Administração Pública, e, quem sabe, conseguiremos colher bons frutos dessa iniciativa.

DIA 08/05/10 À PARTIR DAS 10:00H DA MANHÃ, NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS.

Educação, mais do que prioridade


Guilherme Mussi*

De segunda a sexta-feira, eles se encontram no mesmo local e horário para dividir boa parte do dia, durante vários anos. O mais velho orienta, conduz, ensina, estimula. O mais novo ouve, olha, pergunta, assimila, aprende. É uma fase de descoberta, de formação do cidadão. Mas infelizmente não basta o professor querer ensinar e o aluno, aprender. É preciso investir dinheiro, atenção e planejamento para que a educação pública no Brasil saia do vermelho.

E põe vermelho nisso! Em janeiro de 2010, a Unesco divulgou o índice de desenvolvimento da educação de 128 países. Nosso País aparece na 88ª posição, e os testes de avaliação aplicados apontam que o ensino brasileiro está longe de garantir a aprendizagem de todos os estudantes. A missão para tal façanha não é fácil, pois exige ações integradas — da formação de professores à infraestrutura, da questão salarial à gestão escolar.

O problema não é tanto dinheiro, já que educação tem garantida pela Constituição parte da receita líquida da União (18%) e dos estados e municípios (25%). O que se vê é que não adianta, por exemplo, instalar computadores em sala de aula se o professor não for capacitado para adequar esse novo instrumento ao dia a dia, usando-o como aliado no aprendizado. Ou na alfabetização. Sim, o grande problema está — acredite se quiser! — lá no começo da vida escolar: o analfabetismo, que atualmente afeta 15 milhões de brasileiros.

A situação é ainda mais assustadora ao saber que 680 mil crianças estão fora da escola e isso acontece até mesmo no Estado de São Paulo, o mais rico do País. Há também índices preocupantes de repetição e evasão de alunos, que não se sentem estimulados em continuar a assistir às aulas, muitas vezes por não ter como ir para à escola. Por outro lado, há a falta interesse do professor em seguir carreira. Afinal, somente em 2009, o professor nível I da Rede Estadual passou a receber pouco mais de mil reais para uma 40 horas semanais. Com a jornada dupla, o tempo fica escasso para se dedicar ao planejamento das aulas, aos próprios estudos e à atualização.

É preciso dar suporte tanto para quem tem a missão de ensinar como para quem precisa aprender. Além de instalações modernas e seguras, equipamentos tecnológicos, acompanhamento médico, reforço alimentar e material didático de primeira. No entanto, mais que isso, é importante criar a consciência de que qualidade no ensino exige mudança de pensamento político. Ter educação como prioridade significa ampliar o investimento de forma contínua, como mostram exemplos, como o do Japão. Isso exige estratégia e paciência, mas se reverte em resultados efetivos para formar uma nação mais justa e próspera.

*Guilherme Mussi, fundador do Instituto Paulista de Renovação (INPAR) é administrador de em

RETRATO DE MÃE - Nossa Homenagem



Uma simples mulher existe que,
Pela imensidão do seu amor, tem um pouco de Deus;
Pela constância de sua dedicação, tem muito de Anjo;
Que, sendo moça, pensa como uma anciã;
Sendo velha, age com todo vigor da juventude;
Quando ignorante, melhor que qualquer sábio
Desvenda os segredos da vida;
Quando sábia, assume a simplicidade dos humildes;
Pobre, sabe enriquecer-se
Para que seu coração não sangre
ferido pelos ingratos...
Forte, estremece ao choro de uma criancinha;
Fraca, entretanto, se alteia com a bravura dos leões;
Viva, não lhe sabemos dar o valor que merece,
Porque à sua sombra todas as dores se apagam;
Morta, tudo que somos e tudo o que temos
Daríamos para vê-la de novo e abraçá-la.
E essa mulher tão grandiosa,
É responsável pela minha existência;
Ela é a minha Mãe.

UNICAL, OUTRO PRÊMIO INTERNACIONAL CONQUISTADO EM MENOS DE 6 MÊSES !


Após receber em dezembro passado o Prêmio “Exporta São Paulo 2009”, da FACESP, a UNICAL recebeu em 16 de abril o Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2010, e seus diretores, VICENTE BRUNO, JOÃO APARICIO BRUNO E ADÃO FRANCISCO BRUNO, o prêmio de EMPRESÁRIO DO ANO 2010. Uma importante premiação concedida pela LAQI - Latin American Quality Institute-, uma conceituada organização que tem como meta permanente a promoção da cultura de qualidade e desenvolvimento sustentável. Os ecos desta gestão já ultrapassaram as fronteiras da América Latina, continente onde já é considerada a mais relevante Instituição de Desenvolvimento de Normas e Padrões de Qualidade.
As alianças firmadas com renomadas organizações mundiais retratam o firme compromisso da LAQI com a expansão da entidade que além da sede no Panamá, conta com escritórios em Nova York, Milão e Pequim. No calendário 2010 de cerimônias internacionais da LAQI, os empresários da América Latina foram premiados nas cidades de São Paulo, e serão premiados em Buenos Aires, Santa Cruz, Bogotá, Santo Domingo, México e Peru. América do Sul, Central e do Norte serão brindadas com eventos de alta performance.No Brasil aconteceu na capital paulista no dia 16 de abril.
Com o título de Brazil Quality Summit São Paulo 2010, foi uma “conferência de alto nível” com uma programação diversificada que propiciou a interação dos empresários participantes desde a recepção até a cerimônia de Entrega da Premiação desta edição. A conferência abordou temas atuais e importantes na gestão de todas as empresas: Estratégia & RES” Responsabilidade Social Empresarial, Marketing & Benchamarking, Qualidade Total e Coaching Motivacional. Uma agenda com excelentes temáticas que permitiu aos participantes do evento adquirir informações privilegiadas, conhecer exemplos de processo exitosos e realizar um intercâmbio de práticas e experiências que fazem toda diferença no sucesso dos seus negócios.
Desta forma, a UNICAL torna-se reconhecida internacionalmente como uma empresa de qualidade.
O Prêmio Empresa Brasileira do Ano de 2010 foi atribuído a UNICAL pelo seu franco progresso e pela adoção de uma política de qualidade reconhecida nos conceitos internacionais.
As certificações outorgadas pela Latin American Quality Institute são respaldadas por 20 órgãos nos 5 continentes, os quais são a melhor carta de apresentação para seus membros, no mercado global. Desta ma-neira, a Latin American Quality Institute ratifica seu objetivo: ser o Instituto de Desenvolvimento de Normas e Padrões de Qualidade mais importante da América Latina. Daniel Maximilian da Costa, CEO da organização afirma:- “A aplicação de questões de qualidade da UNICAL permitiu seu reconhecimento como empresa comprometida com a melho-ria contínua”. Este ano a organização reconhece as conquistas de seus membros por sua gestão, liderança e, sobretudo, por privilegiar o desen-volvimento pessoal e profissional de cada funcionário, pois desta forma incrementa-se uma cultura de qualidade própria que é, como sabemos, ne-cessária para o desenvolvimento. A história da Unical é epopéia de luta:
Vicente Bruno antes de fundar a Unical, trabalhou durante 30 anos na Supercal. Ao fundar a Unical , já contava com 50 anos de idade. Hoje aos 81 anos, acompanha orgulhoso o sucesso de sua criação. (1979)
O Inicio as atividades foi num barracão alugado na zona rural de Itararé, e a matéria-prima era comprada de empresas situadas no bairro do Abapan, município de Castro – PR. A empresa teve um crescimento significativo na década de 80, período de grandes aquisições e investi-mentos em tecnologia no setor, a compra de seu primeiro caminhão, um Mercedes-benz 1113, ano 1971.
Logo em seguida adquiriu sua primeira pá carregadeira, e substituiu os moinhos na base de peneiras e martelos confeccionados em uma pequena oficina. Em 1982 adquiriu um terreno de 25.000 metros quadrados, onde construiu seu primeiro barracão, instalando ali um moinho para a fa-bricação de cal hidratada e posteriormente instalou-se o segundo e o terceiro moinho, tendo como principal finalidade a produção de cal de pintura.
Em 1986 comprou a empresa Montaria Comercial de Calcário ltda. situada no bairro montaria do Morungava no município de Sengés. Hoje é uma filial, onde se extrai matéria prima a “dolomita” e se calcina a cal.
No ano de 1988 instalou o seu quarto moinho, para a produção de calcário dolomitico. Em 1990 a Unicall instalou um equipamento moderno e totalmente automatizado, peça fundamental para a produção, tanto de cal hidratada CH III, como a de cal de pintura. Em 1996 deixa de utilizar a lenha como combustível no processo de secagem, instalando um secador de pó de serra e implantação do seu sexto moinho no ano de 1997. Em 2006 constrói mais um forno para a queima da cal, ampliando assim os horizontes da indústria promovendo a inserção de novos produtos em sua linha fabril, dando aos seus clientes maiores opções de escolha no segmento e pouco depois entra no mercado internacional exportando para o Paraguai. Hoje a empresa é dirigida pelos quatro filhos de Vicente Bruno, que conhecem todo o processo de fabricação, uma vez que ajudaram o pai a construir essa história que é da familia e colhe os prêmios como frutos desta grande luta.

EXÉRCITO DEVOLVERÁ STAND DO TG E O PREFEITO VAI CRIAR UM LOTEAMENTO GRATUITO AOS CARENTES


O Deputado João Caramez foi o portador ao prefeito Cesar Perucio, no último dia 28 de abril, de que o Exército Brasileiro, entregará ao município, a área hoje usada para Stand do nosso TIRO DE GUERRA.
Trata-se de um terreno de grandes proporções na região da Vila Novo Horizonte, vizinho do Parque Ecológico da Barreira, onde está a maior concentração da população carente da cidade.
Numa correspondência confirmativa, o General de Divisão, Eduardo Segundo Liberali Wizniewski,Comandante da 2ª Região Militar, esclarece que a devolução da área torna-se possivel por não ter sido incorporado ao Patrimônio da União. Descreve que na verdade, o imóvel de caráter rural foi doado no dia 20 de setembro de 1938, para prática de treinamento de tiros para o TG, e contém 4 (quatro) alqueires de território.
A doação encontra-se registrado no Livro 020 ás folhas 100/100 v no Registro Oficial de Imóveis da Comarca e transcrição 1425, livro 3-D do livro 3 de transcrições das transmissões figurando como doadora a Prefeitura Municipal e receptora o Tiro de Guerra de Itararé.
Apesar de toda esta documentação e o uso do TG por mais de 72 anos desta área, o Comando Regional confessa que o imóvel nunca foi incorporado ao patrimônio da União nem tampouco entregue a responsabilidade administrativa do Exército Brasileiro, permanecendo incorretamente esse documento e a existência do imóvel no conhecimento do TG local.
Em verdade, mesmo escriturado, o dominio do Exército nunca se concretizou, o que descumpriu a eficácia da doação.
Justo pois, entende o General Eduardo, que o terreno retorne ao dominio real do município, para que nele seja implantado um Programa Habitacional nos moldes que se pretende pelo prefeito Luiz Cesar Perucio. E em correspondência específica, o Comando Regional, decide pela não aceitação da doação ofertada, tornando-a sem efeito legal e com o imóvel disponível, pode nele germinar um loteamento para atender a população carente.
O Deputado Caramez, comprometeu-se a comparecer em Itararé, com a desistência oficial do Exército e certamente, o prefeito já terá o loteamento aprovado e em condições de ser sorteado aos cadastrados para este programa de profundidade social. Paralelamente, pretendem surpreender o Deputado Caramez com a outorga de um título de cidadão Itarareense, - sugerido pelo vereador Zetão e tramitando na Câmara Municipal.
MUITO CUIDADO
A revista “A Minúscula” entende a importância deste loteamento popular, porém, adverte, para que o Prefeito Perúcio busque ceder uma nova área para uso do treinamento prático do Tiro de Guerra, para que a falta agora de um Stand, não seja motivo para a desativação da nossa gloriosa e útil unidade militar. Nossos jovens precisam do TG.
Que ele não corra nenhum risco de desativação.